Desde 24 de Junho de 2003

Eden Lake (2008)

edenlke

Eden Lake é um filme aterrador, diabolicamente pervertido. É filme de terror no verdadeiro sentido da palavra. É como um passeio pelas idílicos bosques ingleses, pejados de esquilos e verdejantes prados onde o orvalho matinal é eterno, o cheiro a frescura é encantador, mas nós estamos amarrados com arame farpado à grelha frontal de uma Ford Transit ferrugenta que atravessa o bosque a 120km/h a arder. Carrinha essa que não tem condutor e vai direitinha a um plátano…

O cinema de terror inglês é muito diferente do americano. É mais parecido com o francês. Sujo, violento, provocante, sangrento e pouco dado a finais felizes. Aviso já que Eden Lake não é um filme agradável de se ver, apesar da sua indiscutível qualidade. A emoção do final faz-nos confundir a realidade com a ficção a um nível que, pessoalmente, nunca tinha presenciado. Tinha uma piada para dizer no final deste parágrafo, mas esqueci-me…

A história não é complexa. Um casal de namorados planeia um fim de semana romântico num local isolado de grande beleza natural, mas um grupo de putos faz-lhes a vida negra. Isto, claro, enquanto há vida. A sua evolução lenta e confiante depressa entra nos terrenos manhosos do torture porn. Apesar de não viver do grafismo de Hostel ou Saw, o realismo de toda a situação leva a uma identificação que cria a tal indignação final que quase tenho vergonha de admitir que senti.

Aconselho vivamente este filme à malta hardcore do género, mas por amor a tudo o que considerem sagrado não levem esposas, namoradas, sogra, amigas ou alguém que pretendam afiambrar mais tarde no banco de trás do Fiat Uno.

4 Comments

  1. thesubsidal

    Um excelente filme, este Eden Lake. Violento e com um final estrondoso. Fiquei satisfeitíssimo!
    A gaja tinha um azar do caralho…

  2. Bruno

    foda-se lá os putos é que me enervaram…
    mas quando é o que um homem não tem mão p’ra acentar um bufardo no fucido dum puto daqueles?
    1 dos putos até podia ter uma ponta-e-mola e atão?
    no máximo o homem ficava com um arranhão, mas o puto comia um murro em cheio na fronha que só voltava a acordar 2 dias depois nas urgências.
    e fini, final feliz!

  3. pedro

    Irritante é a palavra chave!

  4. Bruno

    terror seria se em vez de putos a perseguir o casal, tivessem metido um bando de mendigos, ou mutantes!
    Ou até… zombies nazis… agora putos??

Leave a Reply

© 2024 CinemaXunga

Theme by Anders NorenUp ↑

%d