Desde 24 de Junho de 2003

RoboCop (1987)

Robocop é um clássico intemporal, um filme que é já uma instituição e um conceito que ultrapassa em muito as barreiras da sétima arte. Muito mais do que um dos melhores filmes dos anos 80, é também um dos melhores filmes de ficção científica da história do cinema. Mas há um segredo negro em Robocop, uma verdade escondida que todos conhecemos e temos muitas vezes vergonha de admitir em público. É que por muito viril e poderoso que  seja o Murphy Robocop, há um personagem de tão infinito coolness que ao seu lado Murphy parece um pigmeu efeminado: o seu nome é ED-209

Pois é, há verdades que têm que ser ditas abertamente. Muito já se falou de Robocop, mas a cena em que ED-209 é apresentada ao conselho de administração da OCP é, definitivamente, uma das melhores. Filmada no mais orgulhosamente puro stopmotion é uma cena que me faz pele de galinha a cada vez que a vejo. Desde os movimentos ameaçadores à voz profundamente cavernosa de ED-209, é uma sequência notável. Hoje em dia tem um aspecto demasiado cartoonesco, os movimentos são imperfeitos e toscos e é certo que não há maneira do argumentista se justificar do facto dos engenheiros terem mandado o ED com balas verdadeiras. Mas pronto, o que interessa é temos carnificina para um filme qualificado para maiores de 13 anos. Abençoados sejam os anos 80.

Não vou falar muito do filme porque não conheço ninguém que não o tenha visto. Nem sequer conheço ninguém que não tenha gostado. Bem, talvez Frank Miller, que fez um reboot em banda desenhada de meter os dedos à boca. Até criou a sua versão de ED-209, com a apresentação também a correr mal, mas cada página que lia era uma faca afiada que sentia a trespassar-me a carne.

Deixo o clip para a alta improbabilidade de haver alguém que não o tenha visto.

9 Comments

  1. Salgado

    Este filme tem muitos momentos memoráveis, e esse é um deles. Já não se fazem carnificinas como antigamente… acho que o vou rever pela n-ésima vez hoje! 😉

  2. Graça

    A minha cena preferida é esta http://www.youtube.com/watch?v=-hL-VRI_qlM em que o Antonowsky está todo desfeito pelo ácido… quando era puto metia-me um medo desgraçado 🙂
    Agora dá-me vontade de rir.

  3. Pedro Pereira

    Lindo. Devia rever isto.

  4. Leinad

    Nao poderia concordar mais, um dos melhores filmes de sempre! E sem duvida um dos mais marcantes da minha mais tenra infancia. E é mais um perfeito exemplo do tipo de filmes que as crianças actuais deveriam ser obrigadas (presas á cadeira mesmo!) a ver. Robocop é historia, é cultura. É essencial pronto.

    E mais, apesar de maior parte do pessoal gozar, eu admito que as sequelas de Robocop sao alguns dos meus guilty-pleasures favoritos. Sim, até o 3 em que ele se poe a voar no final todo maluco!

    Há tempos havia rumores que iriam resuscitar a personagem num novo filme. Sinceramente nem faço ideia de como isso anda, mas acho que realmente, no ambiente cinico e politicamente correcto actual, nada faria mais sentido que um novo bom Robocop. O problema é a parte do “bom”…reboot de series de culto e “bom” normalmente nao computa muito bem…

  5. Leinad

    Epá e a musica de Robocop! Este ainda era um daqueles que deixava um rasto musical iconico no ouvido de toda a gente que via.
    Btw, sem batotas, tentam se lembrar do tema musical de Super-Homem. É um desafio a que a maioria das pessoas falha, embora toda a gente o conheça tao bem…

  6. ArmPauloFerreira

    O Robocop (1) é um dos mais icónicos filmes de sempre do género sci-fi.
    Reflete muito bem os caminhos muito possíveis que a tecnologia poderão chegar.
    Marcou-me imenso em puto de tal forma que ainda hoje retenho a memória viva do meio-máquina meio-policia (a parte de ser meio-humano não interessava para nada na altura).

    Também gostei muito do Robocop 2, o tal que tem argumento de Frank Miller, onde ele provoca algumas reviravoltas interessantes (e lhe dá um vilão mesmo mano-a-mano alimentado por… drogas!)

    O Robocop 3 foi mais coitadinho, mas é talvez mesmo isso mesmo como alguém referiu antes. Este é mesmo um guilty pleasure pois apesar de ser mau não deixo de o ver quando passa na TV (agora já é raro até).

    Recentemente descobri que fizeram mais 4 filmes de Robocop, e que estes passaram na edição deste ano do FantasPorto. imagino que serão verdadeiros xungas mas nunca se sabe.

    Robocop – Prime Directives: Dark Justices
    Robocop – Prime Directives: Meltdown
    ROBOCOP – PRIME DIRECTIVES: RESURRECTION
    ROBOCOP – PRIME DIRECTIVES: CRASH AND BURN

    @ Leinad: eu consigo trautear o tema do Super-Homem facilmente mas realmente por vezes saia-me mais parecido com o Star Wars… o que me tem valido é que frequentemente tenho os ver -Star Wars, Batman, Superman e restantes (sou saborosamente obrigado pelos filhos) e acabei por afinar correctamente.
    Comentei aqui sobre o Robocop por acesso á memória que tenho desta personagem e filmes. Neste momento não me recordo do tema do Robocop… Talvez aí o Pedro ainda o coloque para todos recordarem.

    @ Pedro: Um dia destes ainda vais recuperar para aqui os dois filmes Tartarugas Ninja em live-act dos anos 90… eu era grande fã na altura!
    http://armpauloferreira.blogspot.com/2010/04/tartarugas-ninja-faz-20-anos.html

  7. cine31

    Um dos meus filmes de acção/sci-fi preferidos! E esta cena idem! Um dia tenho que a incluir na minha secção CENAS SOLTAS: http://cine31.blogspot.com/search/label/cenas%20soltas
    🙂

  8. jay

    “I’d buy that for a dollar!”

  9. VB

    100% de acordo com o pedro. O ED-209 foi uma espécie de personagem fetiche. Era um vilão brainless e portanto tinha que ser despachado pelo bonzinho, mas todo o puto de 10 anos queria (secretamente) ter uma coisa daquelas para destroçar o puto maior lá do bairro! Não tinha o mesmo estilo aparecer com o Robocop… Só me lembro de ter tido tanto carinho por um vilão com o Darth Vader..

Leave a Reply

© 2024 CinemaXunga

Theme by Anders NorenUp ↑

%d