Desde 24 de Junho de 2003

Iron Sky (2012)

Depois da balbúrdia deixada na Europa dos anos 40 por Adolf Hitler e o seu séquito de fanboys, pouca simpatia passaram a colher junto das populações. É certo que lhes era reconhecido bom gosto em vestuário, maquinaria e objectos de adorno pessoal, mas chacinar meio continente com o pretexto de que não se dão bem com vizinhança barulhenta raramente gera empatia junto daqueles que apreciam viver sem a eminente ameaça da execução sumária. Há, no entanto, duas notáveis excepções para estes safardanas de belas casacas, falas rudes e apreciadores de um reluzente prepúcio intacto: o Nazi zombie (clássico intemporal) e o Nazi do espaço. Eu não acredito em nazis que se esconderam no lado negro da Lua durante quase 70 anos a criar uma sociedade ariana e tecnologia bélica capaz de obliterar grande parte do hemisfério norte do planeta Terra, mas que os há, há!

É possível ver no Youtube, de modo perfeitamente legal, os primeiros quatro minutos deste filme, em glorioso HD e disponibilizado pelos próprios produtores deste clássico instantâneo. Não é que eu seja um apologista da legalidade dos conteúdos consumidos por aqueles que me lêem, nada disso. Também não se trata de uma acção inédita, já muitos o fizeram. No entanto uma coisa vos garanto, mal vejam aqueles 4 minutos de deleite em estado puro não irão descansar nem mais um segundo da vossa vida enquanto não o paparem todo, como um puto gordo atrás do vendedor de bolinhas de berlim na praia de Monte Gordo.

Iron Sky é praticamente auto explicativo na sua sinopse, pelo trailer e até por estes 4 minutos iniciais. O conceito é majestoso e apenas por isso já o iria ver, mesmo sendo do canal SiFi ou uma produção de segunda linha da Troma ou Asylum. Mas a verdadeira beleza deste filme desenrola-se nos seus fugazes 90 minutos, com um apurado sentido de humor e uma critica política e social muito raramente vista. E não é a costumeira galhofa jocosa aos nossos irmão americanos, que não sendo más pessoas não são conhecidos como um povo de excelência intelectual. Desde o pacifismo escandinavo ao pedantismo francês, nada escapa ao refinado guião deste Iron Sky.

Pode parecer um conceito parvo, e muito provavelmente até o é. Eu não falo abertamente deste filme a muita gente. Mas é algo que um scify geek não pode perder. E eu sei que vocês o são, senão nem sequer tinham chegado a este parágrafo. Bom resto de noite e que Gort vos proteja.

Deixo-vos com o videozinho supracitado para que não tenham que deslocar nenhum tendão a ir ao Youtube e pesquisar.

5 Comments

  1. Jukxs

    É impossível resistir a um filme com Nazis espaciais. Vi este no meu cinema de eleição. Mas fiquei um pouco decepcionado pois o conceito era tão bom e tinha tanto potencial e depois deixou um pouco a desejar o resultado final. Não é que eu desejasse um blockbuster milionário. Apenas um filme mais sci-fi e menos virado para a comédia.
    Aconselho a todos o visionamento de “The raid: redemption”. Um festival de porrada à moda antiga.

  2. ArmPauloFerreira

    Não tinha grande afinidade em ver este filme mas… depois de ler esta convincente “propaganda” toda, já só penso em o degustar este “Iron Sky” e o quanto antes. Tem de ser… mal possa, vou fazer os clicks da praxe para o ver a deslizar pela net abaixo até ao meu disco… eheheh!

  3. cine31

    Gostei bastante do filme, vergonhosamente, a minha crítica ainda está em formato “Rascunho”, graças a um terrível ataque de preguicite que me atacou há umas semanas. Tio xunga, se filme com nazis do espaço é bom, vale a pena ver aquele com nazis do centro da Terra ( do Asylum, ou whatever)? http://www.youtube.com/watch?v=WLRTcNAlSOM

  4. armrb

    É de propósito que a suástica não é nazi?

Leave a Reply

© 2024 CinemaXunga

Theme by Anders NorenUp ↑

%d