Desde 24 de Junho de 2003

O Filme de Domingo à Tarde – Léxico Xunga

filmesdedomingoatarde

Muito se fala de um filme ser do estilo “Domingo à Tarde” ou de ter grande potencial de “Filme de Domingo à Tarde”. Mas afinal o que é um filme de domingo à tarde? O que faz esta específica janela temporal ter características tão bem definidas que até os seus parâmetros de entretenimento são  standartizados? Porque é que um filme passa a ser infernalmente hediondo depois de ter sido arrastado pelas lamaçais da infâmia por uma estação de televisão a um domingo à tarde? E mais importante ainda: porque é que nunca nos lembramos de nenhum filme que passa a um domingo à tarde, mas apenas de um aglomerado de imagens que piscam incessantemente na zona mais negra das nossas memórias, como um sentimento parasita ou uma emoção cancerígena?

Ao domingo à tarde as estações de televisão passam filmes que começam cerca das duas das tarde e arrastam-se até à noite. Se é ou não o mesmo filme neste intervalo de tempo, ninguém sabe. A quantidade de intervalos e a sua demente duração faz com que qualquer surfista de sofá se esqueça completamente do que está a ver. A vantagem destes filmes é que mesmo perdendo 83%  do total, a história percebe-se sempre. Provavelmente porque é sempre o mesmo filme… Além disso existe uma aura estranha de unanimidade nestes filmes que permite que mesmo que se faça zaping para outro canal a história continua noutro filme, mesmo com outros cenários e actores, o objectivo é sempre o mesmo.

Não é bem cinema ou televisão. É uma massa viva e consciente, lenta e preguiçosa, que se arrasta tarde fora com cães a falar e andar de trenó, crianças super-heróis, união familiar incondicional em technicolor, aspect ratios deformados para além do aceitável fazendo Jackie Chan parecer 10 quilos mais gordo ou pais natais que desistem da profissão e tentam suprimir impulsos pedófilos.

O pior de tudo são as traduções. As legendas para um filme de domingo à tarde são sempre aligeiradas para não ferir susceptibilidades, mesmo quando isso implique substituir um “Foda-se, caralhos me fodam, com mil piças!” por um politicamente polido “Raios” quando uma velhinha cega com Alzheimer é violada analmente por um bando de motoqueiros com SIDA e o seu cão (falante).

Mas nem tudo isto é mau. O efeito positivo deste tipo de multimédia numa pessoa mentalmente equilibrada é criar uma vontade enorme de sair, apanhar ar, passear com a família. Nem que isto implique que se enfiem num centro comercial onde vão comprar por 4.99€ o mesmo filme de que fugiram num impulso consumista de que nenhum de nós se orgulha.

10 Comments

  1. Joao Carvalhinho

    “quando uma velhinha cega com Alzheimer é violada analmente por um bando de motoqueiros com SIDA e o seu cão”

    Não exageres… ao Domingo Sexo com animais não é permitido na televisão.

  2. Pedro Pereira

    Ahhh….ahh… acho que já vi todos os filmes que passam nos domingos à tarde. Agora penso como tu e faço tudo por não estar em casa!
    Pior que isto é ainda “O Filme de domingo à tarde das férias de natal”! Mais um caso de estudo…

  3. pedro

    Boa ideia.

  4. Arapuk

    Brilhante! Adorei e não podia concordar mais.
    Já agora, a última frase é com base em experiência própria? Hehe!

  5. pedro

    Tenho um armário cheio de DVDs que nem nunca vi. Só os mantenho fora do caixote do lixo porque posso um dia entalar um testículo numa porta e ter que ficar bastante tempo sem sair à rua. Ou isso ou porque tenho vergonha de admitir “Sim, sou um prostituta consumista que tem impulsos incontroláveis de comprar merda que depois não usa…”

  6. pedro

    Mas em relação à última frase: não, não foi experiência minha! 😉 Em relação ao comentário do João, não sei que canais andas a ver, mas nos meus é bastante usual umas pitadinhas de zoofilia ao domingo à tarde.

  7. Peter Gunn

    “Tenho um armário cheio de DVDs que nem nunca vi. Só os mantenho fora do caixote do lixo porque posso um dia entalar um testículo numa porta e ter que ficar bastante tempo sem sair à rua.” … a quem tu o dizes amigo 😉 acho que em todos nós existe esse receio e então toca a gastar guito em filmes manhosos, não vá o diabo tece-las!

  8. bruno

    mas eu até gosto dos filmes de domingo à tarde

  9. Ruy

    Os cães da imagem são parentes do Bruno Aleixo?

  10. pedro

    Primos

Leave a Reply

© 2024 CinemaXunga

Theme by Anders NorenUp ↑

%d