Sabe bem sair da nossa esfera de cinema e petiscar aquilo que se faz nas chamadas “cinematografias alternativas” e perceber que o cinema a que estamos habituados não é, afinal, grande coisa. Nem que isso implique um filme onde se percebe que o bem e o mal estão no nosso cérebro e nas complexas interacções das suas sinapses, e que Satanás está ali ao virar da esquina em toda a gente, em todos nós, que só não aparece mais por falta de oportunidade, como o adultério.

Na minha preconceituosa mente a Colômbia é pouco mais do que cocaína, o Cartel de Medelin dos anos 80 com o seu infame Pablo Escobar, milícias paramilitares e o país onde Sofia Vergara nasceu. Nunca me teria ocorrido que pudesse fazer cinema, muito menos de tão superior qualidade. Mais impressionante do que ser um excelente filme que fala de violência e proveniente da Colômbia é o facto de não abordar o mais óbvio, que seriam as guerras de traficantes de droga, o caos e violência urbanos provocados por esse tráfico e toda essa riqueza cultural sanguinária que por lá existe.

Satanás conta 3 histórias aparentemente desconexas cuja narrativa caminha a passos largos para um final que poderá ser tudo menos feliz. Um padre pecador que ignora uma mãe em apuros e é responsável indirecto pelo massacre dos seus 3 filhos, uma rapariga que abraça uma carreira glamorosa na noite ver todos os seus sonhos violentados (literalmente) e um professor de inglês solitário que mora com a mãe e se apaixona por uma pupila menor.

Desde o início se percebe que levita sobre o filme uma densa névoa de violência que apesar de não mostrar a cara, ameaça descer sobre o evoluir do filme a qualquer momento. É um filme triste sem ser melancólico e cuja noite desempenha um papel importante, como um quarto personagem principal, a cortina que tapa o Mal, com M maiúsculo.

Tecnicamente é um filme de elevada qualidade que não fica nada atrás daquilo a que estamos habituados. Só tenho a apontar um pequeno pormenor: não vão aos sites oficiais nem aos resumos da IMDB, porque todos eles apresentam informação na sinopse que considero um spoiler. Eu vi o filme sem saber absolutamente nada, a não ser que se chamava Satanás e era da Colombia, uma combinação que não tem por onde falhar.