Recebi um mail a perguntar o que significa o termo “ultra-violência” que eu às vezes uso nos textos. Aproveito para adicionar esta pergunta (número 7) à FAQ do Cinema Xunga e deixo aqui a resposta para que não tem tempo para clicar.
A ultra-violência é um termo usado em Laranja Mecânica e que eu uso nos posts para dizer que a violência existente nesse filme (ou lá o que seja) é bastante superior ao convencional. Exemplo de violência: Homem apunhalado no abdómen. Exemplo de ultra-violência: Homem vê os seus intestinos caídos no chão depois de ter sido trespassado na diagonal por uma espada de Samurai. Mulher e filhos assistem à cena enquanto o avôzinho é comido por cães depois de ter sido separado em 8 partes com um cutelo. A avó não assiste à cena porque, infelizmente, lhe enfiaram uma ferro em brasa pelos olhos adentro…
Acredito que, além da própria noção da intensidade da violência (e, no caso do livro, da forma como ela é descrita) tem também a qualidade de ser gratuita, de ser sem um sentido ou motivo real. É a violência pela violência, pelo simples prazer sádico de admirar (e infligir) o sofrimento a outrem.