Desde 24 de Junho de 2003

O que é a “ultra-violência”? (FAQ do CinemaXunga)

a_clockwork_orange
Recebi um mail a perguntar o que significa o termo “ultra-violência” que eu às vezes uso nos textos. Aproveito para adicionar esta pergunta (número 7) à FAQ do Cinema Xunga e deixo aqui a resposta para que não tem tempo para clicar.

A ultra-violência é um termo usado em Laranja Mecânica e que eu uso nos posts para dizer que a violência existente nesse filme (ou lá o que seja) é bastante superior ao convencional. Exemplo de violência:  Homem apunhalado no abdómen. Exemplo de ultra-violência: Homem vê os seus intestinos caídos no chão depois de ter sido trespassado na diagonal por uma espada de Samurai. Mulher e filhos assistem à cena enquanto o avôzinho é comido por cães depois de ter sido separado em 8 partes com um cutelo. A avó não assiste à cena porque, infelizmente,  lhe enfiaram uma ferro em brasa pelos olhos adentro…

1 Comment

  1. Igor

    Acredito que, além da própria noção da intensidade da violência (e, no caso do livro, da forma como ela é descrita) tem também a qualidade de ser gratuita, de ser sem um sentido ou motivo real. É a violência pela violência, pelo simples prazer sádico de admirar (e infligir) o sofrimento a outrem.

Leave a Reply

© 2024 CinemaXunga

Theme by Anders NorenUp ↑

%d