In Space noone can eat IceCream

In Space no one can eat Ice Cream!

Sinopse: Uma nave espacial em forma de tenda de circo aterra numa mata no interior dos EUA. Os seus tripulantes, palhaços assassinos do espaço, saem à cidade para espalhar o terror usando todas as técnicas circenses disponíveis, mas que ninguém se ri, só quem vê o filme, claro!

Crítica: Os anos 80 foram uma época áurea para o terror de baixo orçamento e altamente imaginativo, o chamado xunga. Quem frequentava os clubes de vídeo desses tempos épicos sabia que podia sempre contar com novidades semanais na secção “Terror”. Era sempre numa zona escura e húmida, frequentada por putos cheios de acne, vestidos de preto e ávidos de novidades. Aqui o vosso amigo estava incluído nessa gente. Nas prateleiras havia de tudo, os Chuckie, Casas Assombradas, Zombies a rodos, slasher movies, gore abundante, pais natais assassinos, carros com vida própria, bolhas comilonas, mutantes em decomposição com má personalidade, e claro, palhaços assassinos do espaço. Esta pérola que renasce agora graças ao revivalismo que permite o formato DVD é obra dos três irmãos Chiodo; Stephen (que realiza e escreve) e Edward e Charles (que produzem e também escrevem). Só um aparte antes de continuar: a razão pela qual o pessoal tem procurado pérolas de outrora para rever é a má qualidade do cinema que agora nos assassina as sessões de cinema. O xunga de hoje em dia é pretensioso e inchado como um balão. É mais marketing do que cinema. Antigamente era uma boa capa que fazia fulgor. Mesmo que o filme fosse merda, uma capinha jeitosa era um deleite. Continuando…

Metade dessa comédia é intencional e a outra metade é mesmo pelo ambiente naífe de toda a produção. Os palhaços estão muito bons e aparecem muito, ao contrários daqueles produções manhosas em que o vilão só aparece no fim para poupar em efeitos especias. A carnificina é non-stop e não apenas 15 minutos no fim como era regra na altura. Não tem nudez nem sexo, o que significa que tem gore à bruta. Apesar do baixíssimo orçamento, é um filme que aposta todos os dólares em mostrar ao fans o que eles gostam, sangue… A personalidade sádica e perversa dos palhaços é também deliciosa e os seus gadgets então são de invejar. Apesar de ser um bom filme, da melhor escola xunga dos anos 80, não teve sequelas. Esta situação é responsável pelo estatuto de semi-culto que o filme hoje tem, porque não se banalizaram os palhaços assassinos do espaço. É um filme apenas para fans e se não gostam do género, não tentem isto em casa. Tem poucos tempos mortos e todos os clichés do xunga de outrora.

Pontos Altos: Um festim de xungaria própria dos anos 80. Imaginativo e colorido. Não é deprimente…

Pontos Baixos: É obviamente um filme apenas para profissionais. Se és um tipo demasiado mainstream e levas as coisas muito a sério, não vejas.

Veredicto: Não te importas de rever ocasionalmente o Pet Semetary ou o Braindead? Sabes quem é o Chuckie e conheces a canção dos sonhos da série Freedy Krueger? Já ponderaste mais de 2 vezes comprar o pack 5 DVDs do Jovens Heróis de Shaolin? Tens já as 2 séries do Espaço 1999? Este filme é para ti…

Publicado originalmente: 18-12-2005