326.547 homens desembarcaram em várias praias da Normandia para livrar a nossa Europa do jugo totalitarista nazi., num evento conhecido como o Dia-D. 110.000 Morreram num prazo de uma semana naquela que foi provavelmente a maior batalha da humanidade. Só nos resta agradecer. Lamento, mas hoje não há deboche.
Discover more from CinemaXunga
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Ficou bem.
Há assuntos que se tem que levar a sério.
Abraço
Cinema as my World
Já agora, o autor da foto…
uma vez que a sua história tb é interessante 🙂
Ora muito bem, cara Ana. Esta foto foi tirada por um senhor chamado Robert Capra, aquele que é considerado o pai do fotojornalismo. Desembarcou em Omaha Beach com um regimento americano (canadiano?) e documento fotograficamente este acontecimento. As suas fotos do desembarque são famosas pelo feeling de acção que deixam transparecer. A história a que te referes de ser o facto de ele ter tirado cerca de 70 fotos e quando mandou revelar, o técnico do estúdio nervoso com a importância do documento que tinha em mãos deixou queimar quase todas as exposições à excepção das 10 primeiras.
De notar que Capra formou mais tarde a primeira agência de fotojornalismo chamada Magnum Photos.
Apesar desta notoriedade na Segunda Grande Guerra, Capra era já um veterano da fotografia de guerra. É famosa a sua foto da guerra civil espanhola “Death of a Loyalist Soldier”. Há no entanto quem conteste a sua veracidade como cena de guerra e diga que foi encenação. Foto aqui: http://www.arts.rpi.edu/~ruiz/Lessons/Photojournalism/Frank%20Capra.jpg
Capra fotografou 5 guerras e morreu em trabalho quando pisou uma mina na Indochina (Vietnam). Esta foi a última foto que tirou: http://bit.ly/cY35KK
O seu mote ficou famoso na história da fotografia: “Se as tuas fotos não estão suficientemente boas, é porque não estás suficientemente próximo”.
Tenho um livro de fotografias dele e um livro da Magnum Photos com 101 das fotos mais emblemáticas do fotojornalismo que aconselho vivamente a quem goste de fotografia… Ufff!!!…
Sem dúvida uma página incontornável da história mundial e que deve ser recordada sempre com o respeito devido.
Ficou muito bem esta lembrança Pedro.
Cumprimentos
Acerca da genuidade das fotos, muitas das relativas à 2″ª GG , de vários autores, estão a revelar-se fraudes, no entanto, algumas são tão intensas e verosímeis, além de extremamente belas, que já fazem parte da nossa História. Há vários sites muito interessantes sobre fotografia. Obrigada pela recordação!