O mundo está cheio de incertezas, dualidades e falácias, mas existe um conjunto de verdades absolutas que nos prendem à realidade e nos ajudam a manter uma ancora de consciência. São os chamados alicerces existenciais, conceitos de tal exactidão que não podem nunca ser negados ou duvidados. Alguns exemplos são as leis da termodinâmica, a velocidade da luz ou o facto de todas as gajas que possuem gatos serem psicóticas. Outras verdades menos conhecidas, mas igualmente autênticas, são a constatação de que os tomos 3 e 4 do Super-Homem são filmes horrendos. Por isso mesmo alguém teve que meter mãos à obra e devolver alguma dignidade ao Super-Homem de Christopher Reeve, rasgando para sempre o tecido da própria realidade tal como a conhecemos. Ou algo do género…
Superman 3 de 1983 é um sucedâneo de fraca qualidade dos êxitos astronómicos dos seus predecessores. Um improvável génio da informática a lançar caos no mundo e kriptonite “marada” a dividir Superman em dois num esquema evil twin. Tenebroso. Superman 4 de 1987 está uns graus abaixo na escala de horripilância. Super Homem enfrenta o poder nuclear personificado sob a forma de “Nuclear Man”, um vilão tão miserável que não conseguiria sequer entrar num episódio de Power Rangers.
Algures no fantástico mundo dos fanedits, alguém com óbvio talento para a montagem e bastante tempo livre fez uma fusão destes dois filmes. Usando cenas de Superman III (Superman vs. Superman) e Superman IV (Quest for Peace) e roubando cenas de Superman II para criar uma ponte, foi criada uma narrativa fluente e imensamente superior ao material de origem.
Obviamente que para os olhos actuais continua a ser um filme mau, com cheiro a Dallas, pejado de dramas desnecessários, actores de novela misturados com lendas da representação, sem grande dinâmica, mas com um cheirinho nostálgico a analógico, dos tempos que nunca mais voltarão. E ainda bem, chiça!…
Para adquirir este filme é necessário ser dono dos originais (blink, blink, arr, arr, blink) e ir ao sitio do costume efectuar o download.
Pequeno aparte: Estes dois filmes são maus porque simplesmente são maus. Não tem nada a ver com o facto de serem antigos. Nada disso. Aliás, os seus predecessores são filmes que ainda hoje idolatro e que belas memórias de momentos bem passados me trazem. O Superman Returns de 2006 é um blockbuster modernaço que também não deve nada à qualidade, o que vem intensificar a minha crença (verdade absoluta, vá!) de que o Xunga, além de intemporal, se afunda em progressão exponencial nos abismos negros da foleirice e desonestidade.
Este mundo dos fanedits era desconhecido até estes dias. Parece-me interessante. Estou a descarregar neste momento a versão que fizeram para “once upon the time in the west”, um western-spaghetti, pois claro! Ainda assim tenho também curiosidade em ver no que deram as edições de coisas tão merdosas como o Pearl Harbour.
epah…ou eu sou burro ou algo esta errado (bamos supor que eu sou extremamente burro). Eh que eu nao consigo ver onde catano se faz o download. Tenho as copias legais dos filmes todos. TODOS. Mas nao consigo fazer o download. Parece que comigo so da para fazer o download de copias bueda mega hiper über ilegais.
Alguem tem o link?
/facepalm
Tenta aqui JW: http://fanedit.info/