Desde 24 de Junho de 2003

Ferris Bueller’s Day Off (1986)

ferrys

O meu cérebro tem recebido avultadas agressões cinematográficas nos últimos 10/15 anos, mas ainda assim guarda belas memórias dos anos 80 e dos seus silly movies que eram acompanhados por uma magia há muito desaparecida com a banalização do cinema. Se hoje em dia temos acesso a qualquer altura a qualquer filme (mesmo os que ainda não estrearam), tempos houve em que passávamos meses a olhar para cartazes a salivar de antecipação. A única fonte de informação que havia era o cartaz propriamente dito. Isso e a colecção de calendários.

Mas Ferrys Bueller’s Day Off não é um desses filmes. É um despretencioso teen movie criado por John Hughes, que em Portugal recebeu o pacóvio título “O Rei dos Gazeteiros” e se tornou num hit de videoclube e um hino à rebeldia de quem andava no liceu e também queria faltar um ou outro dia para curtir a vida na cidade. Claro que as cidades cá eram menos impressionantes do que Nova Iorque, tínhamos que ir de motorizada (em vez do Ferrari de Bueller) e se conseguíssemos levar uma gaja seria a badalhoca cujos boatos falam de broches atrás do bloco.

Como este filme anda a passar no canal Hollywood, tive o prazer de o rever com redobrado deleite. Posso dizer que é já um clássico e continua com a mesma frescura que tinha à altura da sua estreia. Matthew Broderick é o actor principal, conhecido na altura como “o puto de Wargames” e parece ter encontrado aqui neste filme o seu papel no grande esquema do universo. Depois deste filme nunca mais nada houve que justificasse um ida ao cinema só para ver Broderick. Matthew Broderick é Ferris Bueller e ponto final.

Obviamente que tirando a frescura teen e o espírito naïf dos anos 80, este filme mais nada tem além de palermice pueril. Mas os anos 80 eram assim, era tudo palermice poeril, desde os teens movies aos grandes blockbusters de acção. O que interessava era que malta não se preocupasse tanto com o acne e com o excesso de masturbação e vivesse um pouco de magia do cinema, ainda que farsolas.

8 Comments

  1. Knoxville

    Good old times. Acho que foi com este filme que descobri o que era um Ferrari. Fiquei-me por aí: continua a ser o mais perto que estive dum!

  2. Knoxville

    Caramba… dum? Dum dum?

  3. Bruno

    dum! xD

  4. Hugo

    Tão e aquele da guerra civil com o Denzel Washington e o Morgan Freeman. Ok , um gajo não ia só ver o Broderick

  5. Peter Gunn

    Aquele tema dos Yello “Oh Yeah!” ainda hoje me faz sorrir com as recordações deste excelente filme! 😀

  6. Jester

    Mia Sara!!!!

  7. Joao Bastos

    Cada vez que ouço o “Twist ‘n Shout” lembro-me deste filme! Clássico!

  8. Joao Bastos

    Já agora, e quando uma visita aos filmes, às comédias do John Hughes dos anos 80 (Pretty In pink, The Breakfast Club, etc)??

Leave a Reply

© 2024 CinemaXunga

Theme by Anders NorenUp ↑

%d