CinemaXunga

Desde 24 de Junho de 2003

Operação Overlord – Faz hoje 66 anos

326.547 homens desembarcaram em várias praias da Normandia para livrar a nossa Europa do jugo totalitarista nazi., num evento conhecido como o Dia-D. 110.000 Morreram num prazo de uma semana naquela que foi provavelmente a maior batalha da humanidade. Só nos resta agradecer. Lamento, mas hoje não há deboche.

7 Comments

  1. Há assuntos que se tem que levar a sério.

    Abraço
    Cinema as my World

  2. Já agora, o autor da foto…

  3. uma vez que a sua história tb é interessante 🙂

  4. Ora muito bem, cara Ana. Esta foto foi tirada por um senhor chamado Robert Capra, aquele que é considerado o pai do fotojornalismo. Desembarcou em Omaha Beach com um regimento americano (canadiano?) e documento fotograficamente este acontecimento. As suas fotos do desembarque são famosas pelo feeling de acção que deixam transparecer. A história a que te referes de ser o facto de ele ter tirado cerca de 70 fotos e quando mandou revelar, o técnico do estúdio nervoso com a importância do documento que tinha em mãos deixou queimar quase todas as exposições à excepção das 10 primeiras.
    De notar que Capra formou mais tarde a primeira agência de fotojornalismo chamada Magnum Photos.
    Apesar desta notoriedade na Segunda Grande Guerra, Capra era já um veterano da fotografia de guerra. É famosa a sua foto da guerra civil espanhola “Death of a Loyalist Soldier”. Há no entanto quem conteste a sua veracidade como cena de guerra e diga que foi encenação. Foto aqui: http://www.arts.rpi.edu/~ruiz/Lessons/Photojournalism/Frank%20Capra.jpg
    Capra fotografou 5 guerras e morreu em trabalho quando pisou uma mina na Indochina (Vietnam). Esta foi a última foto que tirou: http://bit.ly/cY35KK
    O seu mote ficou famoso na história da fotografia: “Se as tuas fotos não estão suficientemente boas, é porque não estás suficientemente próximo”.
    Tenho um livro de fotografias dele e um livro da Magnum Photos com 101 das fotos mais emblemáticas do fotojornalismo que aconselho vivamente a quem goste de fotografia… Ufff!!!…

  5. Sem dúvida uma página incontornável da história mundial e que deve ser recordada sempre com o respeito devido.

    Ficou muito bem esta lembrança Pedro.

    Cumprimentos

  6. Acerca da genuidade das fotos, muitas das relativas à 2″ª GG , de vários autores, estão a revelar-se fraudes, no entanto, algumas são tão intensas e verosímeis, além de extremamente belas, que já fazem parte da nossa História. Há vários sites muito interessantes sobre fotografia. Obrigada pela recordação!

Leave a Reply

© 2020 CinemaXunga

Theme by Anders NorenUp ↑

%d bloggers like this: