Desde 24 de Junho de 2003

Singles (1992)

singles

Ainda um dia destes falei aqui de um fenómeno típico dos anos 90, que eram filmes com bandas sonoras tão avassaladoras que levavam maralhais de gente sem sequer saber que filme era, mas com conhecimento da sua afamada banda sonora. Tank Girl foi disso exemplo. Também, assim de repente, me lembro de Judgement Night, Spawn e Singles. Estes último um realização de Cameron Crowe que soube mugir a vaca do grunge na sua época aurea, servindo-nos um banda sonoro mítica com um filmeco tão tépido quanto inócuo. Confesso que só fui ver este filme por causa de um cameo de 10 segundos de Eddie Vedder e que nem liguei muito à banda sonora porque já a tinha em cassete (crómio da BASF).

Se bem me lembro ainda deste filme (não o revi desde então), a trama passava-se num bloco de apartamentos para solteiros, onde um grupo de bacanos de barbicha, alheados do mundo que os rodeia (e desprezo pela ordem instituída) e com a obrigatória camisinha de flanela multicolor aos quadrados andavam por ali deprimidos, com empregos sem saída a marinar nas suas relações miseráveis e nos seus instintos suicidas.

E depois lá vinha uma malha de Alice in Chains ou Soundgarden. Depois um cameo de Chris Cornell, uma cena desinspirada e mal interpretada e… kaboom… O majestoso “I nearly lost you” dos Screaming Trees ou Jimmy Hendrix. Era assim o filme todo. Cameron Crowe preguiçoso na realização, mas cheio de astúcia no marketing.

Não me levem a mal, eu tinha camisas dessas de flanela, quentes como tudo, e até as usava no verão. Tinha até cabelo comprido e uma banda que na altura teve relativo sucesso nas radios e no circuito de concertos . Éramos cópia a preto e branco (modo rascunho) dos Pearl Jam. Mas morri de amores pelo filme em 92 (talvez 93 ou 94 quando cá estreou) e hoje era dos primeiros a marchar para limpar o cu à capa do DVD se me faltasse papel higiénico.

Fica o lineup da banda sonora:

1. “Would?” – Alice in Chains
2. “Breath” – Pearl Jam
3. “Seasons” – Chris Cornell
4. “Dyslexic Heart” – Paul Westerberg
5. “The Battle of Evermore” – The Lovemongers (Heart)
6. “Chloe Dancer/Crown of Thorns” – Mother Love Bone
7. “Birth Ritual” – Soundgarden
8. “State of Love and Trust” – Pearl Jam
9. “Overblown” – Mudhoney
10. “Waiting for Somebody” – Paul Westerberg
11. “May This Be Love” – Jimi Hendrix
12. “Nearly Lost You” – Screaming Trees
13. “Drown” – The Smashing Pumpkins

5 Comments

  1. Bruno

    tenho de ver se saco a banda sonora desse filme

  2. pedro_bdea

    acrescenta a lista de grandes bandas sonoroas dos 90:
    trainspotting
    lost highway
    the crow

  3. pedro

    Agora que falas nisso, lembrei-me de Natural Born Killers.

  4. Ivo

    Há já algum tempo que ando para ver este filme, mais por causa da sua famosa banda-sonora. Esta sinopse ainda me deu mais vontade.
    Tens um blog muito interessante e nada xunga.

    Abraço!

  5. pedro_bdea

    pedro, por falar em bandas sonoras (e apesar de ser um filme de 2006) (ou)viste o body rice?

Leave a Reply

© 2024 CinemaXunga

Theme by Anders NorenUp ↑

%d