Desde 24 de Junho de 2003

Family Guy: Something, something, something Dark Side (2009)

Family Guy é uma série que começou com grande pujança, tomates negros e uma atitude “in your face” que só teve interesse até se perceber que era sempre o mesmo episódio todos as vezes, com a fórmula a ser requentada e a quase ausência total de narrativa entremeada com as sequências de paródia ao universo hollywoodiano e à cultura pop em geral (versão anglo americana autista). Eu ainda a vejo na Fox, é certo, mas sinto-me  envergonhado de o admitir. Há 2 ou 3 anos eles refizeram na totalidade o primeiro Star Wars, quase plano a plano, e confesso que gostei. Gostei tanto que até tenho o DVD legal, pago e tudo. Não era novidade, o Robot Chicken já o tinha feito, mas o 2 em 1 de rever Star Wars na totalidade decorado pelo Family Guy fez-me sentir um aconchego temporário, como tudo o que não desilude. Agora repetem a dose ao reinventar The Empire Strikes Back.

Se à primeira o ar era fresco na sua lufada, desta vez ressente-se o fétido da falta de novidade e o forçar de algumas sitações. Acaba por cair naquilo que penso ser um mau estigma nos dias que correm, o estigma Leslie Nielsen/qualquer coisa movie, em que se parodia e ridiculariza com recurso fluídos corporais, sons de flatulência  e as quedas cartoonescas de extrema violência sem danos de maior. Neste filme todas estas questões são abordadas, ainda que do ponto de vista metafórico. Um Darth Vader que atrasa ligeiramente o timing do seu discurso para efeito cómico não é mais do que um peido conceptual ou um arroto metafórico.

Não é um filme que nos faça ter vontade de pegar numa chave inglesa e esmagar a cabeça de um vizinho, mas ainda assim pode ser tempo perdido que se podia doar à Caritas ou outra  qualquer missão em que seja possível gamar produtos para trazer para casa Ainda assim é útil para queira refrescar a memória com a história de The Empire Strikes Back, que não tem muito que se lhe diga: base rebelde detectada, rebeldes fogem, os nossos amigos procuram refugio em Cloud City junto de Lando Calrissian, são traídos por ele que os entrega a Darth Vader, Luke vai ter com Yoda para aprender a ser Jedi, Han Solo é congelado em carbonite por Bobba Fett e enviado para Jabba the Hut, Luke luta com Darth Vader e descobre que ele é seu pai, perde a batalha e a mão. Conseguem fugir no Millenium Falcon e jurar ir procurar Han Solo na sequela. Continua (cliffhanger)

1 Comment

  1. Leinad

    Por falar em Star Wars, se ainda nao viste aconselho-te a ver a seguinte video review ao Phantom Menace. É absolutamente fantastico…e dura cerca de 70 minutos!É basicamente um movie review filme, e muito bom.

    http://www.slashfilm.com/2009/12/17/watch-this-70-minute-video-review-of-star-wars-the-phantom-menace/

Leave a Reply

© 2024 CinemaXunga

Theme by Anders NorenUp ↑

%d