Desde 24 de Junho de 2003

The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor (2008)

mummy3

Da secção: Filmes que não vi até ao fim, ou se vi foi em Fast Forward…

Apesar dos últimos avanços tecnológicos, culturais e sociais, China será sempre para mim o país onde as mulheres têm a genitália na horizontal. Ao que parece sou acompanhado nesta absoluta ignorância acerca da cultura chinesa  por toda a equipa técnica/criativa (sic) deste Mummy 3, que pega no hype em volta da China e dos Jogos Olímpicos de 2008 e teleportam para lá mais um capítulo das múmias assassinas, que toda a gente julgava morta e enterrada (no sentido literal, figurado e toda uma vasta gama de multi-dimensionalidade de sentidos que possam imaginar…).

Apesar de negar publicamente, Mummy e Mummy 2 foram para mim um guilty pleasure quando os vi no cinema. Tenho uma certa afinidade pela cultura egípcia do tempo dos faraós e, apesar das toneladas de anacronismos, gostava de ver aqueles cenários CGI e apreciava a tensão lésbica num dos filmes. Não suporto revê-los quando passam na TV ao Domingo. Mas no cinema, com aquela barulheira Dolby e ecrã ofuscante, gostei.

Mummy 3 passa-se, como supracitei, na China. Por um mecanismo de escrita preguiçoso, a coincidência ataca esta família uma vez mais e prenda-a com mais um ataque de múmias que podem, invariavelmente, trazer o fim à humanidade. Pelo que percebi a história não existe, é chutar múmias lá para o meio, uns encantamentos manhosos e toda a gente a dar-lhe no Kung Fu. Hey, afinal estamos na China e outra coisa não se esperava.

Através de um bizarro processo de recasting, Rachel Weisz foi substituida por Maria Bello. Há lá uma explicação qualquer mas não me interessei muito por ela. Brendan Fraser em piloto automático e o filho deles está mais velho uns 15 anos, sendo o filme passado uns 6 ou 7 anos depois do último. Efeitos colaterais da magia negra, álcool e drogas.

Tal como disse no subtítulo, não vi o filme todo porque nas partes de pancadaria, tiroteios e perseguições de automóveis meti em fastforward, porque eram tão cliché que parece que já tinha visto tudo incontáveis vezes antes. Ao comic relief fornecido pele eterno palhaço John Hannah aplica-se na perfeição um ditado popular: o que é demais enjoa. Seja com que sotaque for.

3 Comments

  1. Fernando Ribeiro

    Definitivamente o mais fraco dos três. Esta trilogia veio sempre a decrescer de qualidade.

  2. thesubsidal

    Este filme mete nojo. Disseste tudo acerca dele. Bora meter múmias lá no meio e Kung Fu pra lá…
    Damn! Os 2 múmias anteriores também são um prazer de culpa meu…

  3. Peter Gunn

    E o pior é que mais dia menos dia ainda se vão lembrar de fazer o IV…

    O 1º filme foi uma boa surpresa, apesar de ultimamente já estar a ser dificil começar a olhar para ele depois de tanta transmissão na TVI ou SIC ou seja lá onde for… O 2º filme foi mais do mesmo mas sem surpresa nenhuma e sim com um final da treta… Agora este 3º… é fugir dele como o diabo da cruz!

Leave a Reply

© 2024 CinemaXunga

Theme by Anders NorenUp ↑

%d