Desde 24 de Junho de 2003

X-Files: Exordium

Por muito que tentem comprar o título de que vos trago hoje não o vão conseguir. Porque este filme é um Fanedit. Um montagem alternativa de uma obra, feita por um fã de maneira a corresponder melhor às suas expectativas, e às de milhares outros fãs que por alguma razão não se sentem totalmente confortáveis com as versões originais. Exordium é um filme de condensa a primeira época de X-Files em pouco mais de duas horas, concentrando-se apenas na mitologia que serve de fio condutor a X-Files e deixando de fora os casos próprios de cada episódio.

Esta é uma versão da primeira época de X-Files que envolve muito trabalhinho. É surpreendentemente lógico e coerente, os cortes são perfeitos, sem falhas no áudio ou banda sonora, toques de montagens muito profissionais e uma capacidade de síntese de fazer inveja a qualquer profissional da área. Pós-produção a condizer. Ideal para quem não tem paciência de rever 24 episódios só para perceber o que se passa por trás do pano. Oxalá fizessem um para cada época, mas não me parece a avaliar tempo já passado desde que saiu este.

O submundo dos fanedits fervilha de novidades quase diariamente. No site fanedit.org podem encontrar centenas de títulos que vão desde Star Wars sem Jar Jar Binks, Matrix sem Zion, Terminators mais testosterónicos, Indiana Jones sem extra-terrestres ou ainda Avatar sem agente duplo, filmes completamente novos usando vários como base ou toda o sumo de Prison Break em apenas 4 horas. É um fantástico mundo novo. Mas atenção, para poderem fazer o download destas obras têm que possuir o original não editado. Blink, blink…

Já vi alguns destes filmes, mas só em casos absolutamente necessários, uma vez que me dá uma seca de morte rever um filme que não gostei muito da primeira vez, nem que seja editado para ter mais piada. Passem por lá e vejam as sinopses. Há ideias bastante inovadoras, há montagens que modificam completamente o teor do filme. Todos os filmes têm uma ficha com a descrição daquilo que pretendem com a montagem, o que foi cortado e/ou adicionado, mambo jambo tecno-geek e os habituais comentários de “És um génio”, misturados com “És uma merda” ou “Até a minha avó fazia melhor numa máquina de escrever”.

5 Comments

  1. ArmPauloFerreira

    Uma ideia super interessante. Remover a palha ás séries antigas e deixar somente o que interessa do principal… é uma ideia genial. Muita boa série ganhava imenso se fosse condensada desta maneira.

    (É rara ver daqui um artigo de escrita tão… limpinha e sem bolinha vermelha!)

  2. Dora

    Tanta cassete VHS que tinha com isto…à 6ª nem saía de casa.

  3. cine31

    Sou frequentador ocasional do Fanedit.Org, mas ainda não tinha visto este là 😉

  4. Andreia Mandim

    É sempre bom ter conhecimento de novas coisas, este é o caso e, apesar de adorar cinema, tenho consciência que estou bem atrás na matéria principalmente por não ter conhecimento de muitos sites que sejam bons. Por isso, pedia que me dessem conselhos de alguns 😉

  5. bruno

    Quando eu era chavalito adorava ver isto, agora tentei rever a série desde o inicio e fiquei-me pelo 6º episódio da 1ª sério… tanta palha que lhe meteram… é uma seca de morte

Leave a Reply

© 2024 CinemaXunga

Theme by Anders NorenUp ↑

%d